segunda-feira, janeiro 29, 2007

NÃO AO ABORTO!

Do dar voz, ou não, ao Pai, proposto no brilhante texto do Cucagaio, passou-se, num ápice, para o Sim ou Não ao Aborto.

Daí que, e numa postura menos politicamente correcta do que a do meu parceiro de aviário, eu assumo: Sou visceralmente pelo NÃO.

Aliás ainda não consegui encontrar um único argumento de jeito no SIM.

Somente argumentos egoístas, e de mera conveniência ou retórica balofa.

Veja-se:

Primeiro Argumento do Sim - A barriga é da Mãe! A barriga é dela mas não lhe dá o direito, por si só de fazer dela o que quiser.

Os meus punhos também são meus. Mas isso por si só não me dá o direito de dar murros a quem me apetecer. Isto porque estou a colidir com os direitos dos outros.
A barriga é da mãe, mas tem o filho lá dentro e ele tem direitos, quer se queira quer não
. Daí que a Mãe não pode fazer o que lhe apetece pois tem um outro SER VIVO dentro dela.

Concluindo: É o argumento mais desrespeitador dos direitos dos outros que já vi.
Com um filho lá dentro a barriga deixa de ser só da mãe. É também do Filho. Logo a Mãe não tem qualquer direito sobre esse filho que não aqueles que lhe sejam reconhecidos por lei, tal como ela está.
Por esta lógica como Pai posso por o filho menor que tenho em minha casa na rua porque a casa é minha! E será que os apoiantes do Sim acham que se podem abandonar crianças só porque a casa é dos pais e não delas?

Segundo Argumento do Sim: Para se evitar as prisões e as humilhações.

Mais uma vez sou pouco polido: Sou contra uma pena de 3 anos de Prisão.
Acho que devia ser mais, pois está a se matar uma vida.

Dizer o contrário é usar argumentos balofos para dizer que não há vida até ás 10 semanas (mas já há vida ás 10 semanas e um dia…).

Quem mata deve ser preso e julgado, sem mais. E abortar é matar.
Daí que as mulheres que abortam não são diferentes dos que drogados que roubam ou furtam, daqueles que agridem os outros, dos que matam ou dos que burlam o Estado. São todos criminosos. Todos devem ser julgados (publicamente como manda a Lei) e condenados.

Terceiro Argumento: Sim pela Vida digna!

Mais que uma vida digna a nossa vida deve ser responsável.

Conheço uma gaja. Ela salta-me em cima, eu em cima dela, sem se tomar as devidas precauções, e ela fica grávida! Não há problema, como se quer uma vida digna, aborta-se para se poder dar outras quecas sem problema!

È que a criança não foi desejada, não foi querida. O que se desejava e queria era comer a gaja/gajo!

Se uma pessoa pode abortar porque dá uma queca e não quer filhos, pode fazer até 5 abortos por ano (um de dois em dois meses).

Isto sim, é vida digna!

No fundo, no fundo, os partidários do Sim, só são pelo Sim por uma razão que hipocritamente não querem revelar: São pelo sim, pois assim pode-se dar as quecas que se quiser sem ter qualquer consequência ou responsabilidade nos seus efeitos, pois se aparecer uma barriga… aborto!

Como referi, ainda não consegui encontrar um argumento de jeito pelo sim.

Daí que vos peça: entre as criticas, sugestões e insultos a este post, deixem um argumento válido e coerente pelo Sim!

10 Comments:

At 3:55 da tarde, Blogger zé lérias (?) said...

Eu também sou pelo NÃO, mas em condições muito especiais.
Ver poste em:
http://afontenova.blogspot.com

Um abraço e que ganhe a mulher.

 
At 12:00 da manhã, Blogger João Mãos de Tesoura said...

Estou certo que todos os argumentos que te possam apresentar pelo sim serão sempre enviezados pela tua convicção.
Contudo, deixo-te este pensamento.
Não haveria necessidade de discussão se para alguns não estivesse em causa a defesa da vida. Para o NÃO essa é uma evidência, daí o seu empenho. Contudo, o NÃO também tem contradições nesta matéria pois aceita as excepções já previstas na lei:

- o feto de uma mãe violada não é vida?
- o feto de uma mãe em risco de vida não é vida?
- o feto malformado não é vida?

Se acreditarmos que um feto é vida humana, então a sua eliminação será sempre crime!


A grande questão que se deve colocar é perguntarmo-mos onde começa a vida humana. Na lei, o indíviduo é reconhecido depois de nascer. Entra agora a moral, as crenças e as doutrinas. Um óvulo depois ser fecundado, mesmo antes da junção dos 23 cromossomas, será vida. E às 10 semanas? Para mim não! A vida é um continuum que se prolonga para além da morte humana pois a matéria orgânica será absorvida por outros sistemas vivos. Uma célula é vida, um espermatozóide e um óvulo também! Então, onde começará a vida humana? Para mim este momento está por determinar. Dirás, que em matéria de dúvida devemos escolher a opção que proteja uma potencial vida humana. É um facto. Mas na dúvida, eu prefiro defender a vida da mãe, na qual eu não tenho dúvidas em afirmar que é humana!

 
At 12:18 da tarde, Blogger Galo Rouco said...

Caro João, muito obrigado pelo teu sereno e atento comentário.
Tocas pontos muito interessantes e importante que, por objectiva falta de tempo, agora não discutirei contigo.

Mas talvez logo, ou amahã, o faça.

Caro Lérias, oportunamente visitarei o teu Blog.

 
At 6:03 da tarde, Blogger arwen said...

Antes de mais sou a favor da despenalizaçao do aborto, contudo nao estou aqui para criticar a opçao de cada pessoa, sim ou nao, cada cabeça sua sentença, dai vou colocar uma questao. suponhamos que uma jovem diga com oc seus 16 anos (temos que ter em conta que a vida sexual dos jovens se inicia cedo) mantem uma vida sexual activa com o seu namorado. Toma a pilula ja que esta é 99% segura, adoece e tem que tomar antibioticos, para quem nao sabe (e acrescento, ela nao sabe), os antibioticos cortam o efeito da pilula entao, esta engravida. Agora questiono, terá esta jovem ter que ter um filho porque nao tinha conhecimento desta situação? Terá ela que "levar" com a critica da sociedade por ter tido um filho tao nova? ou nao tendo condiçoes para sustentar uma criança deverá fazer um aborto já que nao foi previamente informada pelo medico que a pilula perde o efeito com os antibioticos?
Fica a questao.

 
At 9:42 da manhã, Blogger Unknown said...

É com a maior felicidade, com a maior das honras e o maior dos orgulhos que declaro oficialmente aberta a votação para as 7 Maravilhas de Vila Viçosa.

Esta é uma organização do Terras de Mármore que está a ter o apoio do blogues individuais dos autores do Terras de Mármore: A Interpretação do Tempo, Calipole - Vila Viçosa - Princesa do Alentejo, INFOCALIPO, Intervisão, O Restaurador da Independência e Tomar Partido; assim como dos blogues e sites Calipolenses: Daniel Moreira, Grupo Desportivo Bairrense, Neste Meu Alentejo, O Blog de São Romão, O Calipolense Taurino e o Partido Socialista de Vila Viçosa.

Contamos também com o apoio oficial da Associação Juvenil Doutor Jardim e do Grupo Desportivo Bairrense, assim como estamos actualmente em contactos com a Câmara Municipal de Vila Viçosa, Junta de Freguesia de Conceição e Junta de Freguesia de São Bartolomeu, tendo-se mostrado bastante interessadas em cooperar connosco.

Da lista original de 61 monumentos do Concelho de Vila Viçosa, chegam agora à votação final 21 monumentos. Estão representados Vila Viçosa, Pardais e São Romão, não tendo Bencatel nenhum representante nesta lista final. São 21 monumentos que poderão encontrar detalhadamente na barra lateral deste blogue, clicando em cada um para poderem aceder à sua descrição e às suas imagens. Após ter escolhidos os seus 7 monumentos preferidos, envie um e-mail para orestaurador@gmail.com ou terrasdemarmore@sapo.pt indicando o seu nome, a sua localidade e os 7 monumentos que acha que merecem que sejam consagrados como as 7 Maravilhas de Vila Viçosa. Tarefa dificil, nós sabemos.

Cada pessoa poderá apenas votar uma vez, e os resultados das 7 Maravilhas de Vila Viçosa irão ser divulgados no dia 7 de Julho de 2007, em simultâneo com as 7 Novas Maravilhas do Mundo e com as 7 Maravilhas de Portugal. E falando em 7 Maravilhas de Portugal, já votou no Paço Ducal de Vila Viçosa para as 7 Maravilhas de Portugal? Se ainda não o fez, aproveite para votar no site das 7 Maravilhas de Portugal.

Iremos também ter mais iniciativas no âmbito das 7 Maravilhas de Vila Viçosa e das 7 Maravilhas de Portugal que iremos divulgar aqui e nos blogues de apoio atempadamente. E todos vós estão desde já convidados a participar!

Vila Viçosa terra de tradições, história e património, une-se deste modo à votação do Paço Ducal de Vila Viçosa para as 7 Maravilhas de Portugal. Uma das mais belas vilas de Portugal, fulcral no decorrer da história de Portugal, sendo o Rei Restaurador da Independência, D. João IV, natural de Vila Viçosa, assim como muitas outras personalidades portuguesas como D. Catarina de Bragança, Florbela Espanca, Henrique Pousão, Públia Hortênsia de Castro, Bento de Jesus Caraça, Martim Afonso de Sousa Cristóvão de Brito Pereira, D. Constatino de Bragança, Artur Bívar, Túlio Espanca, Nuno Portas entre muitos outros... Venha até Vila Viçosa e faça o roteiro das Maravilhas de Vila Viçosa, visite os 21 candidatos e depois vote nos 7 candidatos seus preferidos. Verá que não se irá arrepender, pois como se canta em Vila Viçosa "... e não há tenho a certeza, terra com tanta beleza, como tem Vila Viçosa!"

Deixo-vos agora a listagem dos 21 finalistas:

* Anta dos Apóstolos (Pardais)
* Capela Real
* Castelo e Torre de Menagem de Vila Viçosa
* Convento dos Capuchos
* Convento e Igreja da Esperança
* Convento e Igreja das Chagas
* Convento e Igreja dos Agostinhos
* Estação Ferroviária de Vila Viçosa
* Estátua Equestre D. João IV
* Fonte da Praça (antiga Fonte do Carrascal)
* Igreja de Nossa Senhora da Lapa
* Igreja de Nossa Senhora da Piedade
* Igreja de São Bartolomeu
* Paço Ducal de Vila Viçosa
* Pelourinho de Vila Viçosa
* Ponte Romana
* Porta do Nó ou Porta da Vila
* Porta dos Nós
* Santuário de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa
* Tapada Real
* Terreiro do Paço

Senhoras e Senhores, os Monumentos estão lançados, podem começar a votar!!!

 
At 4:56 da tarde, Blogger Eric Blair said...

Sou visceralmente contra o aborto; por isso voto SIM!

 
At 10:48 da manhã, Blogger mixtu said...

apesar de estar numa mesa de voto... não voto...

abraços

 
At 3:40 da tarde, Blogger Unknown said...

Caro Galo Rouco,
O João tocou em alguns dos pontos em que a lei não é coerente.
E tal como ele, eu pergunto, nesses casos a vida já não importa?
Essas mães e pais que optam por interromper uma gravidez porque o feto tem uma malformação são diferentes dos outros em que?
Quem lê o teu post fica com a sensação de que para ti, todas as mulheres que optam pelo aborto são uma cambada de putas irresponsaveis que dá umas quecas e que resolve o assunto abortando...deixa-me que te diga que lamentavelmente não conheces a realidade da grande maioria das mulheres que optam pelo aborto.
Nenhuma mulher opta por fazer um aborto de animo leve, nenhuma mulher quer fazer um aborto!
Eu engravidei duas vezes por falha de um contraceptivo, e nenhum dos casos foi resultado de quecas inconsequentes, mas sim de acidentes, sim, porque ao contrario do que tu pensas, acidentes acontecem.
A minha filha de quatro anos é fruto de um desses "acidentes".
Nem todos estão preparados quer psicologicamente quer financeiramente para assumir um filho, sim porque pior do que fazer um aborto é colocar um filho no mundo para depois o abandonar à sua sorte, maltrata-lo, deixa-lo passar fome, não ter o minimo de condições para o criar, mas isso não significa que as mulheres que abortam sejam umas putas irresponsaveis que andam a saltar de cama em cama e a pensar que se engravidarem vão a correr abortar.
Que sejas contra o aborto, eu aceito, é a tua opinião e merece ser respeitada, mas que trates as mulheres como se fossem ignorantes e uma cambada de putas irresponsaveis não consigo respeitar nem aceitar...

 
At 11:42 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Olá, Galo Rouco!

Sou a favor do não, porque entendo que há outras formas de ajudar a mulher neste caso em concreto.

Um grande abraço!

 
At 1:56 da manhã, Blogger zé lérias (?) said...

Continuo contra o aborto.
Mas também contra a possibilidade de mulheres serem presas.
Alvitro que vejas poste sobre o assunto em http://.terapias-inocentes.com
Um abraço

 

Enviar um comentário

<< Home

eXTReMe Tracker