quinta-feira, janeiro 18, 2007

O Direito do Estado

“ O P.S. não apoia medidas que representam um retrocesso no Estado do Direito.”

Foram estas as explicações dadas pela Bancada Socialista para fundamentar o seu chumbo ao Projecto de Lei contra a corrupção, apresentado pelo deputado da sua bancada João Cravinho.

Ainda que tal argumento seja genérico e possa soar a oco, a verdade é que o P.S. tem razão!

È certo que as intenções de Cravinho serão as melhores. O seu projecto toca aspectos importantes e relevantes no combate ao tráfico e branqueamento de capitais.

Porém o querer empurrar para o cidadão a prova de que não é criminoso, atentas as suas manifestações de riqueza exterior, tem um misto de Estalinismo e Maquiavelismo “naif”, sendo revelador de um verbo fácil e demagógico, tão ao agrado de alguns políticos que temos.

Mas mais, o que Cravinho não vê é que assim vem reconhecer a sua incapacidade para encontrar soluções para a corrupção. De facto, não conseguindo o Estado encontrar maneira de lutar contra tal cancro, então isenta-se das suas responsabilidades e todo o cidadão que ostente algo é, á partida, suspeito e criminoso, até prova do contrário!

Bem, com o País que temos, com a Comunicação Social controlada e vendida que temos, tal Lei seria pasto ideal para vinganças e ajuste de contas, entre tudo e todos, passando os verdadeiros corruptos e corruptores entre os pingos da chuva sem se molharem!

3 Comments:

At 12:54 da tarde, Blogger Ana M. said...

Claríssimo como água.
Sempre a maldita incapacidade para fazer cumprir, ou para fiscalizar o cumprimento do que quer que seja.
Até da denúncia se lança mão, se for preciso.

 
At 8:08 da tarde, Blogger zé lérias (?) said...

Bom fim de semana.
Gostei de ler o teu post.
Um abraço

 
At 9:44 da manhã, Blogger Barão da Tróia II said...

Um excelente post o teu, preciso e lúcido, pena que os senhores do poder não o leiam. Boa semana

 

Enviar um comentário

<< Home

eXTReMe Tracker