segunda-feira, setembro 18, 2006

Mais uma vez os muçulmanos !


Há uns meses atrás foi a história dos cartoons, agora é o discurso do Papa. Desde já admito que não conheço o texto integral da palestra proferida por Bento XVI, mas também não é importante.
Bento XVI, terá proferido um discurso em que utilizando textos de um antigo Imperador Bizantino, criticava o uso da violência como forma de propagar a fé, no caso concreto o Islão. No excerto do texto que o papa transcreveu, o imperador em causa, afirmava que Maomé, apenas tinha trazido desgraças e a violência, com a sua jihad (guerra santa).
É certo que o texto não corresponde à verdade, muito do conhecimento ocidental é fruto de traduções árabes de textos latinos e gregos, que a Europa tinha perdido enquanto megulhou naquilo que foi designado de Idade das Trevas ou Mediaval.
Mas também é certo, e principalmente nos dias que correm, que quando pensamos em muçulmanos, pensamos em terrorismo. E os muçulmanos não ajudam a sua causa. Não gostaram de ser associados à violência, repudiam as palavras de Bento XVI, afirmando que as mesmas não correspondem à verdade, e como é reagem?
No espaço de 24 horas, atacam 7 igrejas cristãs (só uma delas era católica) e matam uma religiosa de 70 anos. E isto porque não são violentos, Imaginem se fossem !!
Numa época de liberdade religiosa e liberdade de expressão e imprensa é inadmissível que alguém queira impor a sua vontade pela ameaça e/ou força. Aqui, é pela ameaça. Podem não gostar que falem mal de Maomé, podem não gostar que falem mal da sua religião, podem não gostar disto e daquilo, mão não tem o direito de recorrer à violência para se manifestar.
A forma como se manifestam contra a atitude dos ocidentais e muito mais reprovável, pois recorrem à violência para passar a sua mensagem. No entanto, e enquanto os países ocidentais continuarem a baixar as calças só por causa do petróleo, estes arruaceiros continuam a fazer o querem.

N.B. I – Comportamento bem diferente foi o tomado pela comunidade muçulmana em Portugal, que embora numa primeira reacção tenha reprovado as palavras do Papa, só tomou uma posição definitiva depois de ter acesso ao texto integral da palestra. Já na posse de todos os elementos, lamentou que o Papa tenha proferido o texto, mas não encontrou qualquer ofensa ao Islão.

N.B. II – A propósito, para que é a fotografia?

8 Comments:

At 10:48 da manhã, Blogger Barão da Tróia II said...

Hummmmm, essa maltosa dos Islões e dos Alás, não sei não! Boa semana

 
At 11:47 da manhã, Blogger Eric Blair said...

Também recebi essa pérola que aqui mostras.
A estupidez é, de facto, ilimitada.
Hasta.

 
At 12:23 da tarde, Blogger maria inês said...

ainda vai dar muito que falar (escrever), principalmente pelo facciosismo dos paises que se sentem ofendidos!!!

 
At 4:18 da tarde, Blogger Unknown said...

É uma realidade que o fundamentalismo dos muçulmanos está a atingir todos os limites, mas também é verdade que o papa deve ter uma função passifista, e numa altura em que os animos estão ao rubro por parte dos muçulmanos e que já todos vimos a forma como eles reagem a este tipo de coisas, julgo que ele deveria ter tido um pouco mais de cuidado e escolhido melhor as palavras, já que tem um lugar de destaque.

 
At 9:56 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Quantas pessoas já morreram no mundo por causa de conflitos religiosos? e neste caso temos ... mais uma vez a religião a tornar-se um polo de afastamento e conflito entre as pessoas ...
Ou seja se queremos Paz e Amor na Terra temos que acabar com as religiões!
FORÇ'AÍ!
js de http://politicatsf.blogs.sapo.pt

 
At 10:43 da manhã, Blogger Cucagaio said...

Cruzeiro
E óbvio que no mínimo faltou bom senso senso ao Papa, mas desde quando temos de ter receio de dizer aquilo que sentimos (ainda que no caso não parece ser o caso).
Quantas vezes nos últimos anos os muçulmanos ofenderam os cristãos e os judeus? Será que temos o direito de à indignação nos mesmos termos? é claro que não. O papa errou, nem que seja por uma questão de diplomacia, devia estar calado sobre as crenças de outros povos, o tempo das cruzadas já lá vai, mas nunva devemos ter medo de falar, seja a que título for.

Js
Essa era a solução ideal, religião, politica, desporto profissional, e tantas outras coisas que só criam rivalidade entre as pessoas. "Make love not war"

 
At 4:46 da tarde, Blogger Galo Rouco said...

Gucagaio, com um dia de atraso face ao prometido voltei a estas lides.

E sobre o assunto digo:

Fez muito bem o Papa em dizer o que disse, pois não disse mais do que todos pensamos, além de o ter dito num contexto, dum texto que se lido na sua globalidade é um exemplo fantástico de reflexão pacifista.
(O texto está disponivel no site do Vaticano).

As reacções dos Muçulmanos, são a prova última que o Santo Padre tem razãp: A fé não se propala ou divulga pela espada, e no caso pelas bombas e suicidas.

O Nosso Mal, o mal do Ocidente é achar que devem existir timings, momentos politicamente correctos, socialmente aceitaveis e que não se devem ofender os outros.

Não posso aceitar que eu seja o único a dever respeito quando os outros não me respeitam.

Abraço e até breve.

 
At 3:45 da tarde, Blogger Unknown said...

A questão não é calar as nossas opiniões, ou ter medo de falar, mas há pessoas que pelos cargos que ocupam têm muitas vezes que ter o bom senso de ter cuidado com a forma como dizem as coisas, pois têm responsabilidades acrescidas.

 

Enviar um comentário

<< Home

eXTReMe Tracker