sexta-feira, setembro 15, 2006

Pequenas grandes diferenças

Em que medida somos influenciados ou influenciamos os outros por aquilo que lemos, escrevemos ou falamos?
Na escola, pelo menos no meu tempo, aprendia-se que cada palavra tinha o seu significado, o seu próprio sentido. Mas à medida que vamos percorrendo a nossa vida, essa distinção, essa clareza vai perdendo influência sobre a nossa forma de estar na vida.
Hoje ao ler uma notícia num jornal diário, em que o assunto era o benefício ou utilidade de frequentar um curso de condução defensiva, fui surpreendido por uma pequena subtileza da língua portuguesa.
A certa altura, para exemplificar as vantagens desse mesmo curso, um representante de uma escola que ministra o mesmo (a um custo diário que varia entre € 200,00 a € 350,00), deu o exemplo de uma empresa que mandou parte dos seus trabalhadores frequentar o curso, teve um efeito benéfico, já que, no grupo daqueles que frequentaram o curso, só 11% voltaram a ter acidentes, enquanto que no grupo de trabalhadores que não frequentou o curso, 39% tiveram desastres.
Aqui, as palavras chave, são “acidentes” e “desastres”. Será que se trata de um mero erro linguístico do entrevistado, ou é uma opção deliberada dada a ideia subjacente que cada uma das palavras tem.
Ninguém nega, que associamos à palavra “desastre” um significado muito mais negativo do que à palavra “acidente”. E não estamos perante um erro do jornalista, ou uma escolha sua de palavras, já que as expressões foram supostamente proferidas pelo entrevistado (encontravam-se inseridas numa frase, que por sua vez estava entre aspas).
Que influência tem essa distinção na forma como percepcionamos a realidade?

1 Comments:

At 7:35 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Olá, Cucagaio!
As palavras adquirem um significado próprio, dependendo contexto em que são aplicadas.
No caso que referes em concreto, talvez esteja na mente de quem efectuou o artigo fazer a distinção entre as duas expressões.
Um grande abraço!

 

Enviar um comentário

<< Home

eXTReMe Tracker