Expliquem-me como se eu tivesse 4 anos!
Na passada sexta-feira, dia 28 de Julho de 2006, o nosso PM foi visitar as obras do Polis de Portalegre. Ao mesmo tempo era dado a conhecer que as referidas obras ultrapassaram em muito o orçamentado.
Desde logo, o Presidente da Câmara local, veio justificar a diferença entre os números afirmando que tal se devia não a derrapagem orçamental, mas sim a obras que tinham sido realizadas, mas que não constavam do projecto inicial (mais obra, mais dinheiro).
Perante esta justificação, o nosso PM ficou todo contente e elogiou o programa polis, e muito em concreto a obra realizada em Portalegre – “como exemplo a seguir”.
Até aqui nada de mais, se foi realizada mais obra, e se a mesma foi bem executada, tudo bem.
Agora expliquem?
À precisamente um ano, as obras no Metro do Porto foram suspensas devido às suspeitas de derrapagem orçamental verificadas no projecto. Imediatamente a seguir ao surgimento dessas suspeitas a Comissão Executiva (composta por técnicos) e não o Conselho de Administração (composta pelos Presidentes das Câmaras) veio a público explicar o porquê dos aumentos dos custos:
- Realização de obras não projectadas inicialmente como o prolongamento da linha azul até ao estádio do Dragão por alturas do Euro 2004, duplicação da linha para a Póvoa do Varzim, construção nesta fase da linha para o aeroporto; requalificação urbana das zonas da cidade por onde o metro passou, etc.
Resultado, o governo não se fiou nos técnicos e o metro está parado há mais de um ano.
Agora expliquem?
À precisamente um ano, as obras no Metro do Porto foram suspensas devido às suspeitas de derrapagem orçamental verificadas no projecto. Imediatamente a seguir ao surgimento dessas suspeitas a Comissão Executiva (composta por técnicos) e não o Conselho de Administração (composta pelos Presidentes das Câmaras) veio a público explicar o porquê dos aumentos dos custos:
- Realização de obras não projectadas inicialmente como o prolongamento da linha azul até ao estádio do Dragão por alturas do Euro 2004, duplicação da linha para a Póvoa do Varzim, construção nesta fase da linha para o aeroporto; requalificação urbana das zonas da cidade por onde o metro passou, etc.
Resultado, o governo não se fiou nos técnicos e o metro está parado há mais de um ano.
Por favor, Expliquem?
Agora expliquem?
Ainda o Metro do Porto
Das obras públicas realizadas nos últimos anos, aquela que respeitou em termos de prazos o inicialmente previsto foi o Metro do Porto, Embora o Conselho de Administração seja composto pelos Presidentes da Câmara da área metropolitana do Porto, a Comissão Executiva é composta por técnicos, talvez isso ajude a compreender a razão pelas qual o metro do Porto teve tão bom andamento/desempenho até agora. Nem sempre cumpriu com exactidão, mas andou lá perto.
Agora que o governo quer meter a unha, porventura aproveitar os louros da obras, há mais de um ano que está tudo parado e não há sinais de num futuro próximo essa situação ser alterada. Porquê? Expliquem?
Agora expliquem?
Novamente o Metro do Porto
As obras previstas para a execução da segunda fase de construção do metro do Porto estão orçamentadas em aproximadamente 500/600 milhões de Euros (e já estou a dar numeros superiores aos orçamentados). Com esta nova fase da construção, o metro iria servir uma comunidade urbana de aproximadamente 200/250 mil pessoas por dia. Mas o governo diz que não há dinheiro. No entanto, vai despender milhões na construção do TGV que vai apenas servir algumas centenas de pessoas por dia, quando por muito menos, podia terminar as obras de requalificação da linha do Norte (CP) - que suspendeu alegando não se justificar devido à construção no futuro do TGV, e ter os actuais comboios a circular a uma velocidade média de 220/250 Kms (o que é mais do que suficiente).
Por favor, expliquem?
Agora expliquem?
Ainda o Metro do Porto
Das obras públicas realizadas nos últimos anos, aquela que respeitou em termos de prazos o inicialmente previsto foi o Metro do Porto, Embora o Conselho de Administração seja composto pelos Presidentes da Câmara da área metropolitana do Porto, a Comissão Executiva é composta por técnicos, talvez isso ajude a compreender a razão pelas qual o metro do Porto teve tão bom andamento/desempenho até agora. Nem sempre cumpriu com exactidão, mas andou lá perto.
Agora que o governo quer meter a unha, porventura aproveitar os louros da obras, há mais de um ano que está tudo parado e não há sinais de num futuro próximo essa situação ser alterada. Porquê? Expliquem?
Agora expliquem?
Novamente o Metro do Porto
As obras previstas para a execução da segunda fase de construção do metro do Porto estão orçamentadas em aproximadamente 500/600 milhões de Euros (e já estou a dar numeros superiores aos orçamentados). Com esta nova fase da construção, o metro iria servir uma comunidade urbana de aproximadamente 200/250 mil pessoas por dia. Mas o governo diz que não há dinheiro. No entanto, vai despender milhões na construção do TGV que vai apenas servir algumas centenas de pessoas por dia, quando por muito menos, podia terminar as obras de requalificação da linha do Norte (CP) - que suspendeu alegando não se justificar devido à construção no futuro do TGV, e ter os actuais comboios a circular a uma velocidade média de 220/250 Kms (o que é mais do que suficiente).
Por favor, expliquem?
4 Comments:
Única explicação possível, estamos em Portugal.
O barao tem razão, a unica explicação para isto acntecer é estarmos em portugal!
Será que o Sócrates teve algum namorado do Porto que lhe deixou ressentimentos?
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