segunda-feira, janeiro 23, 2006

Cavaco perdeu!!!

Não, não é engano, Cavaco Silva perdeu as eleições presidências. Pelo menos é o que resulta das declarações dos outros candidatos e seus apoiantes.
Em meados de 2005, não havia candidaturas à Presidência da República, pelo menos, assumidas. No entanto, já não havia dúvidas que o candidato da direita ou centro direita era Cavaco Silva.
Com esta perspectiva aterradora para alguns, começaram a surgir as candidaturas de esquerda. Foram cinco candidatos de esquerda.
A eleição do Presidente, já toda a gente, pouco ou nenhum significado tem, mas quem se apresenta a esta eleição deve no mínimo esclarecer porque é que se candidata. O que é que a sua candidatura trás de novo, ou relevante ao país.
Não foi assim, com os candidatos de esquerda, o motivo comum a todos foi pura e simplesmente derrotar a candidatura da direita. Impedir a vitória de Cavaco Silva.
Em finais de 2005, princípios de 2006, o discurso mudou. O objectivo dos candidatos de esquerda passou a ser, impedir que Cavaco ganhasse as eleições à primeira volta. O benefício que Portugal teria com a vitória de qualquer um dos candidatos de esquerda pouco ou nenhuma relevância tem. Esse tema continua a ser esquecido. Mas obrigar Cavaco a uma 2ª volta, é o grande objectivo de todos os candidatos.
E eleição decorreu a 22 de Janeiro de 2006, e a crueza dos números diz que Cavaco Silva é o Presidente da República eleito, à primeira volta, com 50,59% dos votos expressos.
Em qualquer competição, ou eleição, quem chega em primeiro lugar ou tem mais pontuação, é o vencedor, todos os restantes candidatos, são os vencidos, esta é a lógica dos números. Mas não em Portugal, não na politica. Quem ouviu na noite de 22 de Janeiro, as declarações dos candidatos vencidos e dos seus apoiantes poderá ficar com a ideia de que Cavaco Silva perdeu as eleições.
Os candidatos de esquerda não reclamam a vitória, isso também seria de mais, mas afirmam que Cavaco não ganhou. O argumento é simples; ganhou, mas foi por poucas décimas; fiou longe dos números apontados pelas sondagens; e por aí fora.
Contra esta teoria politica inovadora, não há realidade que resista.
Quem perde, deve ter como lição, que a sua campanha não foi eficaz, e se pretende voltar a candidatar-se, deve mudar de estilo, de orientação. Ora, enquanto em Portugal quem perde não reconhecer essa simples realidade, nada muda, tudo fica na mesma, e para a próxima, serão cometidos os mesmos erros.
O primeiro caminho da mudança deve ser reconhecer onde se errou, e assumir esse erro.

1 Comments:

At 3:54 da tarde, Blogger susana said...

Galo Rouco isto foi uma vitória anunciada!!Como eu disse já em outros blogs, mesmo que o Sócrates, não andasse a fazer das dele!! Ele ganhava!!Portugal precisa tão desesperadamente de Um salvador que o vê em Cavaco!!Ele ganharia de qualquer forma e à primeira volta!!

 

Enviar um comentário

<< Home

eXTReMe Tracker