sexta-feira, janeiro 20, 2006

Afinal a justiça funciona ...... na Turquia

Mehmet Ali Agca, o turco que em 1981 tentou matar o Papa João Paulo II, foi hoje detido em Istambul, horas depois de um tribunal de recurso ter anulado a ordem de libertação emitida no passado dia 12 por um tribunal de primeira instância.


Segundo a televisão NTV, Agca foi detido pela polícia em Kartal, um bairro de Istambul, onde residia desde a sua libertação, há pouco mais de uma semana.

O Tribunal de Recurso decidiu, por unanimidade, anular o despacho de libertação. Os fundamentos da decisão não foram revelados.Ali Agca passou 25 dos seus 48 anos de idade na prisão, 18 dos quais em Itália, após ter disparado contra João Paulo II, na praça de São Pedro, em 13 de Maio de 1981.

Em 2000, Agca foi extraditado para a Turquia, tendo então começado a cumprir a pena a que havia sido condenado pelo assassinato de um conhecido jornalista turco e por dois assaltos a bancos, na década de 1970.

A sua libertação foi decidida por um tribunal de primeira instância, ao abrigo de uma amnistia decretada em 2002 e do cúmulo de penas previsto pelo Código Penal turco.

No entanto, a medida criou vivas reacções no país, levando vários responsáveis políticos a insurgirem-se contra a decisão do tribunal.

7 Comments:

At 6:31 da tarde, Blogger Galo Rouco said...

Quer dizer que ele já não vem a Fátima como queria?

 
At 7:28 da tarde, Blogger Unknown said...

Mesmo tendo-se feito justiça, não deixa de ser caricato que após decisão do tribunal de o colocar em liberdade, venham depois dizer que afinal não, volta lá para a cadeia...

 
At 8:14 da tarde, Blogger susana said...

Costuma-se dizer que a lei é para seR cumprida!! E uma coisa é certa, senão tivesse sido O Papa a estar em causa, nunca teria havido anulação do despacho!!

 
At 10:17 da tarde, Blogger Cucagaio said...

Caro Galo, o moço agora é um crente, se não pode vir a Fátima, ele espera que Fátima vá até ele.

Cara Cruzeiro, ainda bem que é assim, se as decisões dos Tribunais, no caso, de um juíz, não pudesse ser alterada, se se verificasse que estava errada, isso é que era preocupante.

Cara Missixty, não sei se o caso do Papa teve alguma influência, mas a pena por esse crime ele cumpriu em Italia, na Turquia ele cumpria pena por ter assassinado um jornalista.

 
At 12:32 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Olá!Viva!
Bem, a justiça por lá funciona...aqui nem por isso!
Um grande abraço,

 
At 1:29 da manhã, Blogger Mac Adame said...

Na Turquia não há pena de morte? Sempre se evitava este entra e sai.

 
At 7:18 da tarde, Blogger Cucagaio said...

Caro Macaco, pena de morte existe, mas pelos vistos eles querem entrar para a UE, por isso, não fazem muito uso dela.

 

Enviar um comentário

<< Home

eXTReMe Tracker