segunda-feira, janeiro 23, 2006

Assim se faz televisão

Um incidente menor, ocorrido na noite das eleições presidenciais, que julguei hoje estaria esquecido, ainda faz notícia nos noticiários televisivos.
Manuel Alegre após confirmar que não haveria segunda volta, veio perante as câmaras televisivas comentar os resultados eleitorais. Cinco ou dez minutos depois, ainda com Manuel Alegre a comentar os resultados, José Sócrates, secretario-geral do PS, apareceu na sala de conferências do Largo do Rato, e iniciou a sua própria conferência de imprensa.
De imediato, todos os canais televisivos deixaram de transmitir a conferência de Manuel Alegre e concentram-se em José Sócrates.
MA, e antes dele, os seus apoiantes, veio a público mostrar o seu descontentamento por mais uma desconsideração. JS, já veio pedir desculpas, e afirmar que não tinha conhecimento da conferência de MA. Dificilmente se pode acreditar nele, quando todos os canais televisivos estavam a transmitir a conferência de MA.
Mas o mais curioso, é que, este tema estaria esquecido, não fosse as próprias televisões estarem a tentar arranjar mais uma notícia. Há no entanto que perguntar pela responsabilidade das televisões em todo este episódio.
É certo que JS veio dar a sua conferência no mesmo período que MA, mas também é certo, que compete às direcções dos canais televisivos escolher o que querem transmitir. E no caso concreto, elas escolheram transmitir a conferência de JS em detrimento da conferência de MA, um dos candidatos da eleição que supostamente estariam a cobrir.
Agora ainda tem o despudor de questionar a atitude de JS, que é questionável, mas e a sua própria atitude? e a sua responsabilidade perante o público? Foram os canais televisivos que escolheram ignorar MA, dar preferência a JS. E agora, ainda aproveitam para animar mais os ânimos.
Isto é televisão aos mais alto nivel, seja ele qual for.

4 Comments:

At 12:44 da manhã, Blogger mixtu said...

televisão de caca... 1º de caca...

 
At 9:18 da manhã, Blogger isabel mendes ferreira said...

a nossa. a que temos. a que vemos. a que deixamos existir.

b.e.i.j.o.

 
At 4:07 da tarde, Blogger Galo Rouco said...

Tens toda a razão. O Jornalismo e os factos jornalisticos, dependem de quem dá as noticias e não de quem as provoca.

 
At 5:30 da tarde, Blogger Unknown said...

Nem mais! As tv's só passam o que querem, o resto é conversa fiada!

 

Enviar um comentário

<< Home

eXTReMe Tracker