quarta-feira, março 01, 2006

A verdade dos números

É costume dizer-se que, tudo parecerá diferente à luz de um novo dia. Muito honestamente, não sei se é o caso.
Ao ler o jornal de hoje, entre as várias desgraças retratadas, como é comum num periódico, só assim se vendem jornais, havia duas pequenas notícias curiosas.
Por um lado, havia uma notícia em que se chamava a atenção para o facto de hoje ser o último dia para apresentar proposta para a construção e exploração de licenças de parques de energia eólica, até ai nada de mais.
Mas a reportagem continua, e esclarece que o governo sobrestimou os valores envolvidos em pleno menos 300%, sabendo na realidade que o valor não era esse, fica a dúvida, ou não sabem fazer contas, ou então, claramente estiveram a fazer propaganda politica à custa do ambiente e energia.
A outra notícia curiosa, é facto de em 2005 a Espanha ter atingido pela primeira vez na sua história um superavit das finanças públicas. Em números redondos, conseguiu arrecadar em receitas mais 10 mil milhões de euros do que gastou, o que representa 1,1% do PIB.
A Espanha é assim, o segundo país da Zona Euro a conseguir tal “milagre” depois da Finlândia.
Agora a questão é: O que é que estas duas notícias têm de tão diferente entre si?

2 Comments:

At 6:36 da tarde, Blogger Galo Rouco said...

Cucagaio, que belo texto e reflexão! Brilhante sim senhor!

 
At 1:34 da manhã, Blogger 919 said...

Antes de mais, concordo com o Galo. Está aqui um belo texto de reflexão. Quanto àquela pergunta, o que é que as duas notícias têm de tão diferente... não faço idéia!... Se perguntasses a semelhança, ainda dizia que estão em causa os dois únicos países da península ibérica!...

 

Enviar um comentário

<< Home

eXTReMe Tracker