quarta-feira, janeiro 11, 2006

Vozes do Norte

Veio hoje a público que alguns pseudo personalidades do norte, enviaram uma petição à Assembleia da República, no sentido de submeter a referendo as grandes obras públicas como a OTA e TGV.
Pessoalmente não concordo com as referidas obras, não pelos motivos económicos que toda a gente aponta, ou pelo menos só por esses motivos. O TGV nunca, e a OTA daqui a alguns anos.
A linha do TGV entre Lisboa-Porto e Porto-Vigo, não se justifica, bastava melhorar a linha ferrea já existente, que o actuais comboios poderiam efectuar o percurso em causa em metade do tempo que hoje gastam, e isso, é mais do que suficiente.
Sendo certo que hoje já não se justifica ter um aeroporto no meio da cidade, se parte do tráfego aéreo fosse desviado para Faro ou Porto, e com a melhoria da linha ferrea, havia um melhor aproveitamento dos restantes aeroportos, ou mesmo, utilizar uma das bases militares perto de Lisboa, pelo menos para certas companhias aéreas, isso, era, o suficiente para aguentar mais algum tempo. Isto de mandar realizar estudos para justificar a escolha da OTA, só em Portugal.
Portugal é um país pequeno, mas infelizmente muito divido. Se tais obras fossem objecto de referendo, mais de metade da população votava contra. Uns, porque assim teriam a expectativa de ver parte do dinheiro chegar a sua zona, outros, porque não gostam de ver o outro lado a desenvolver-se, e ainda outros, porque simplesmente gostam de dizer não.

E a seguir à OTA e ao TGV? Vamos também referendar a ponte que tem de ser construída alí para os lados do "cú de judas", e a escola secundária aí perto de "onde Jesus perdeu as botas" também a sua construção tem de ser referendada?

Todos aqueles que tem um interesse, independentemente das suas razões, para se opôr a uma obra, também vão querer que seja referendada.
O Estado existe para servir o povo, mas infelizmente o povo, pelo menos por agora, não pode mandar no Estado. E enquanto o povo não estiver preparado para decidir, estamos sujeitos à porcaria dos representantes que escolhemos, os políticos.
Ainda não somos altruístas o suficiente para decidirmos pelo bem de todos, à excepções, mas são isso mesmo, excepções.
Por isso a ideia de referendar essas obras é bonita, mas só isso, bonita. Só realidade no País da Utopia.

3 Comments:

At 12:38 da manhã, Blogger Mac Adame said...

Antes de referendar é preciso matar. Matar os ladrões que nos desgovernam e se riem na nossa cara.

 
At 9:04 da manhã, Blogger Galo Rouco said...

Cucagaio, bem se vê que és o único que não estas gripado!
Pessoalmente concordo contigo na questão do TGV e sou ainda mais caustico em relação à OTA que vai retirar a Lisboa o seu grande trunfo no tráfego aéreo: Ter um aeroporto dentro da cidade e não a 30, 40 ou 50 quilometros.

 
At 9:59 da manhã, Blogger Unknown said...

Enquanto os governantes decidirem algo porque é bom para eles e não porque é positivo para o país ou para o povo, vamos continuar a viver na mediocridade em que vivemos, com o povo sem dinheiro para comer, mas com grandes aeroportos, grandes linhas ferreas, etc...só temos o que merecemos!

 

Enviar um comentário

<< Home

eXTReMe Tracker