segunda-feira, dezembro 26, 2005

A Morte dos Meninos Jesus

Na ante véspera de Natal, enquanto nós privilegiados, acabavamos de jantar tranquilamente nas nossa casa, sem fome e rodeados pelos nossos, e se calhar a pensar no dinheiro que ainda vamos gastar para no dia seguinte, no Porto, concretamente em Vila D’Este, V. N. Gaia, duas crianças morreram, sozinhas em casa .

Essas duas crianças de tenra idade estavam sós, completamente sós, não porque não tivessem família, mas porque os seus pais, fruto da sociedade que temos, estavam a trabalhar, para lhes dar de comer, para lhes dar conforto, para lhes poder vir a dar uma educação e preparação para a sociedade que nos envolve.

Tal ausência, em vez de acautelar o futuro das mesmas, acabou por lhes roubar o mesmo e leva-las á morte.

Numa situação destas, equacionar-se o problema da culpa é um mero exercício de desresponsabilização de todos nós.

Quando os pais deixam as suas crianças sozinhas em casa, porque vão trabalhar para as sustentarem, a verdadeira culpa dessa situação é do Estado que nos governa, pois se revela totalmente inepto para criar e assegurar aos seus cidadãos um mínimo de dignidade e condições nas suas vidas.

Estas crianças nunca deveriam ter morrido, porque o Estado devia garantir que as mesmas, enquanto os seus pais trabalhavam, não ficavam sós e á sua sorte todas as noites, á espera de ouvirem, aqueles que amam, chegar a casa para sentirem o seu calor, ternura e carinho.

Em vez disso numa ante véspera de Natal chegou a Morte aquela casa e matou os Meninos Jesus daquela família.

E pronto. É o Estado Filho da Puta que temos!

4 Comments:

At 12:00 da tarde, Blogger Cucagaio said...

Sem dúvida que o Estado tem a sua responsabidade. Mas será que os pais tem menos? Independentemente das razões que levam os pais a estar ausentes, nunca, mas mesmo nunca se deve deixar duas crianças com 4 e 5 anos sozinhas.

 
At 12:15 da tarde, Blogger Galo Rouco said...

Cucagaio, a responsabilidade da ausencia dos pais nem se discute. O que me insurjo neste post, é contra outra coisa. É contra o facto do Estado não saber, ou não conseguir, dar dignidade ao Trabalho e á Familia, e tudo o que isso implica a todos os niveis.

 
At 2:52 da tarde, Blogger Mac Adame said...

De dia, o Estado tenta resolver o problema da maneira mais fácil: obrigar as escolas (que foram inventadas exclusivamente para ensinar e aprender) a tomar conta das crianças. À noite é que é mais difícil. Talvez o Sócrates se lembre agora de ter as escolas abertas 24 horas por dia, transformando-as de vez em asilos.

 
At 3:04 da tarde, Blogger Unknown said...

Embora o estado tenha a sua parte de culpa, não se pode responsabilizar o estado por tudo de mau que acontece, as pessoas quando têm filhos têm que pensar nas responsabilidades acrescidas que isso implica, o que na grande maioria destes casos não acontece...para mim a maior culpa aqui é dos pais, se tinham que trabalhar teriam que arranjar uma solução para as crianças, um familiar, um amigo, um vizinho, alguém que tomasse conta delas, mas nunca deixa-las sozinhas em casa...foi um acto de grande irresponsabilidade...

 

Enviar um comentário

<< Home

eXTReMe Tracker