quarta-feira, dezembro 21, 2005

Metro no S. João

A inauguração da linha de metro até ao Hospital de S. João, na cidade do Porto, foi mais uma vez adiada.
Há mais de 50 anos que se fala na construção de linhas de metro na cidade do Porto, de forma a facilitar a mobilidade urbana. No início da década de 90 do século passado, esse sonho começou a ganhar contornos mais definidos, sendo certo, que já nessa altura se defendia a construção de um metropolitano à superfície, por ser a solução mais viável para a cidade do Porto.
Entre a apresentação, discussão pública e aprovação do financiamento por parte do governo, decorreram diversos anos.
Agora que o projecto está em execução, aliás, nas obras finais da primeira fase, lembram-se de que a linha em frente ao Hospital de S. João devia ser enterrada. Na verdade, só se lembraram desse pormenor quando compreenderam que a execução da linha lhes ia retirar grande parte do estacionamento em frente ao Hospital e que era para seu uso exclusivo.
Deste modo, por causa de um grupo de caramelos, que ao aperceberem-se de que lhes ia ser retirado um pequeno privilégio, que mais ninguém usufruía, incluindo os utentes, põem em causa a execução da obra, prejudicando milhares de pessoas que diariamente se deslocam aquela unidade de saúde.
Isto tudo, com o beneplácito do governo que não sabe impor a sua autoridade, tanto mais, que em causa está o interesse público de milhares de utentes contra o interesse particular de meia dúzia de privilegiados.

2 Comments:

At 4:37 da tarde, Blogger Mac Adame said...

O que acontece é que o governo agradece que lhe "causem dificuldades" no Porto. Veio nos jornais há pouco tempo: um quilómetro de linha no Porto fica muito mais barato do que o mesmo quilómetro em Lisboa. No entanto, em Lisboa continuam todos os alargamentos previstos, enquanto no Porto alguns foram considerados inviáveis. Mais: no Porto, o governo deixou a cargo de outras entidades a gestão do Metro, enquanto que em Lisboa assumiu o governo esse papel, apesar do prejuízo. O governo tem dois pesos e duas medidas, quer um país a duas velocidades. Nem Salazar faria melhor.

 
At 5:24 da tarde, Blogger Galo Rouco said...

Muito bem dito Macaco.
Faço minhas as tuas palavras.

 

Enviar um comentário

<< Home

eXTReMe Tracker