sexta-feira, novembro 04, 2005

Gracias Galicia!

O Norte perdeu, substancial, peso político, económico, cultural e até social em todo o contexto Nacional.

Perdeu tal peso pois, desde que o Governo passou a ser Socialista, com António Guterres, e a saída de Fernando Gomes da câmara para agarrar o tacho na capital, o Porto, cidade líder natural da região, pura e simplesmente deixou de existir.

Primeiro o Imbecil do Nuno Cardoso deixou de reivindicar o que quer que fosse do governo, pois este já era da sua cor.

Depois o Inepto do Rui Rio, esse deixou de fazer, fosse o que fosse, a todos os níveis, salvo gerar guerras privadas, para seu próprio deleite, e com total prejuízo da cidade, e da região.

Recentemente o Governo anuncia que a linha de TGV Porto/Vigo cai por terra.
Não se ouviu uma única voz, realmente do Norte, a se insurgir contra tal decisão
, ou pelo menos a pedir explicações e fundamentos ao Governo sobre tal posição. (O TGV seria, p.ex. determinante para uma real afirmação do Aeroporto Sá Carneirono contexto do nordeste peninsular).

Surpreendentemente, ou talvez não, a voz que se levantou, com toda a propriedade contra tal decisão, vem do próprio Governo Regional da Galiza, que agendou reunião com o Governo Português e lhe pediu esclarecimentos, sobre tal decisão, que são devidos, também, ao povo do Norte.

A isto se chama ter noção que a Europa, mais do que um conjunto de Países é um conjunto de Regiões!

Cada vez tenho mais dúvidas se, no Ano da Graça de 1143, não deveria ter sido a D. Teresa a dar umas Palmadas no D. Afonso Henriques, para bem de todos nós!!

eXTReMe Tracker