terça-feira, junho 19, 2007

Para quando ....

Para quando a responsabilização politica, pelo menos essa, de quem toma decisões politicas.
Não sou contra a construção do novo aeroporto de Lisboa na Ota. Na verdade, pertenço aquela categoria de pessoas que sente não estar informada sobre o assunto.
Pessoalmente, repugna-me a ideia de existir um aeroporto no meio da cidade, com todos os inconvenientes a ele associados, mais concretamente, a segurança e poluição sonora. Mas daí a ser necessário deslocar o aeroporto, só por esse motivo, vai uma grande distância. Só por isso não se justifica.
Não quer isso dizer que não se justifica a mudança do aeroporto de Lisboa, até talvez se justifique, essa é uma decisão técnica, que os técnicos têm de tomar e justificar. Como também é uma decisão técnica a localização do novo aeroporto.
O que acho absurdo nesta história toda, é a forma como todo o processo tem sido conduzido, não só por este governo, mas também pelos anteriores, mas há que reconhecer que este tem o papel principal.
Desde que este governo decidiu avançar com a construção, assistimos primeiro e durante quase dois anos à intransigência quanto à discussão de uma nova localização alternativa à Ota, até porque já não havia tempo para isso, era o que se dizia.
Agora, surgiu um novo estudo, com a localização em Alcochete, e o governo vai dar tempo para se fazer a comparação entre as alternativas. Para logo surgir a suspeita de que este novo estudo foi arranjado apenas para calar as criticas.
E de repente, o governo já está disponível para discutir novas alternativas e até a possibilidade de manter a Portela, surgindo um segundo aeroporto de apoio.
Andamos a brincar….
A manutenção ou não da Portela, não deveria ter sido o primeiro passo, estudo a ser feito? É assim tão complicado tomar uma decisão técnica quanto à manutenção do aeroporto da Portela?
Se já não se justifica a sua manutenção, então que se estude a melhor localização e se gaste o que for necessário na construção do novo aeroporto com a certeza de que nos próximos anos não será necessário fazer novamente obras.
Até pode ser a Ota, ou outro local qualquer, mas escolham o melhor local, e deixem de fora os interesses, que não são públicos, de lado.
O que é que isto tem de tão difícil? Onde está a dificuldade?

6 Comments:

At 6:04 da tarde, Blogger Ana M. said...

Vai uma aposta em como a Ota veio para ficar?
Todos os estudos servem apenas para tentar fazer crer que o governo, muito democraticamente, ouve todos e pondera todas as hipóteses.
Chama-se a isto "faz-de-conta".
E se não for, estou disposta a aplaudir Mr. Sócrates.

 
At 6:23 da tarde, Blogger Cucagaio said...

Cara amiga Sininho, não tenhas duvidas que o aeroporto vai ser construído e na Ota.

 
At 11:19 da tarde, Blogger mixtu said...

a dificuldade está nos lobbies...
o aeroporto tem que ser construido na margem direita, sobre isso não há duvidas...
portela... não , quem viaja sabe que aquilo é um apeadeiro... e nada de voos das 0 às 6... país de 3º mundo...

abrazo europeu

 
At 11:48 da tarde, Anonymous Anónimo said...

É obvio que a opção OTA mantém-se.
Isto é apenas fogo de vista para calar a oposição neste segundo semestre em que Portugal tem a presidência da União Europeia.

Um grande abraço!

 
At 2:33 da manhã, Blogger zetrolha said...

O aeroporto fui pensado prá outra e será construído lá...isto manobras que o governo está a fazer para que acreditemos que vivemos numa democracia:"os outros também opinam".Tá quieto Abílio...


Eu não quero meter nojo mas acho que "rectórica" se escreve retórica!(NA DESCRIÇÃO DO BLOG)

 
At 11:16 da manhã, Blogger Cucagaio said...

Caro amigo Zetrolha, tens toda a razão, mas em dois anos de funcionamento deste espaço, és o primeiro a notar essa pequena imprecisão. Um abraço e obrigado pela visita.

 

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