terça-feira, março 20, 2007

Flexibilidade Portuguesa

Esta coisa de Portugal, enquanto Estado, se dobrar pela espinha e dar o cuzinho a quem vem, já começa a chatear.

Aqui há umas semanas, o futebolista Pedro Mantorras, residente em Portugal há vários anos, foi apanhado a conduzir um veículo com uma carta de condução emitida pelo Estado de Angola. Ora, como Angola não é subscritora de qualquer convenção à qual Portugal aderiu e não existe nenhum acordo particular entre os dois países, a policia, e muito bem autuou o futebolista.

Qual não é o meu espanto, quando leio nos jornais alguns dias depois, que o Ministério Público decidiu mandar o processo para inquérito. Porquê? Ou tem uma carta válida ou não tem. Não há nada para investigar.

A primeira coisa que veio à minha mente foi a história do Luisão. Futebolista do S. L. Benfica, também vai ter o mesmo destino. O que por si já era mau.

Passados mais alguns dias, leio igualmente nos jornais a famosa caça à carta de condução emitida por Portugal nas ruas de Angola (e só a estas cartas). Os indivíduos não estiveram com meias medidas, mandaram parar todos os portugueses que encontraram, autuaram, detiveram e condenaram em menos de 24 horas, e agora só resta pagar.

E o que fazem as “autoridades” portuguesas, meteram o rabo entre as pernas, calaram-se e ninguém os ouviu.
Fala-se agora de um acordo bilateral a ser celebrado no futuro. Que só beneficia o futebolista Pedro Mantorras, pois como o seu processo ainda está em inquérito vai ser abrangido por esse acordo.

Os pategos dos portugueses a residir em Angola, esses é que ninguém ajuda, pois só lhes resta pagar e assobiar.

3 Comments:

At 7:22 da tarde, Blogger Ana M. said...

Manda quem pode, obedece quem deve.
No caso de Angola, deve, por um lado e manda, por outro.
É a vida. Ou a predestinação...

 
At 1:30 da manhã, Blogger zé lérias (?) said...

Esperemos que com o tempo e mais alguma instruçãozita, as acções que contas, tomadas em Angola pelos srs polícias contra os portugueses, não passem de meras atitudes carnavalescas caídas em desuso.
Para bem deles, sobretudo.

Um abraço

 
At 11:28 da tarde, Blogger mixtu said...

assobiar.. como quem diz...
a verdade é que os estados tiveram responsabilidade...

abraço e dá-lhes a valer no ... rabo (tratam-se de animais, se fosse gente era no cú) :)

 

Enviar um comentário

<< Home

eXTReMe Tracker